TECNOLOGIA
Graças ao constante empenho de Tropical Food Machinery no campo da pesquisa, as instalações são projetadas e construídas conforme as mais avançadas tecnologias, para grandes ou médias capacidades produtivas, com baixo consumo energético e total garantia de conservação das características organolépticas das frutas processadas. As linhas de produção oferecem as seguintes vantagens:
Ciclos tecnológicos específicos para cada fruta;
Alto rendimento;
Redução dos custos de produção:
Redução do tempo de parada da linha;
Manutenção reduzida;
Controle contínuo do inteiro processo através de sistemas de monitoramento;
Sistema automático C.I.P. para a lavagem das máquinas.
A Tropical Food Machinery está continuamente desenvolvendo e acompanhando as tendências de mercado quanto às tecnologias mais avançadas. Nossa fábrica em PARMA – Itália tem desenvolvido e implantado tecnologias que resultam em produtos mais saudáveis e de rendimento melhor. Entre outras, podemos mencionar:
Elevada de consistência de polpa de tomate:
Inativador UHV para atingir a temperatura de inativação das enzimas e micro-organismos em menos de 7 segundos
Grande inércia térmica
Velocidade elevada de recirculação
Viscosidade final do concentrado abaixo de 2º Bostwick
Baixo tempo de residência no concentrador:
Nossos concentradores, tanto para tomate como para frutas tropicais, possuem sistema de recirculação com dois feixes tubeiros, sendo um ascendente e outro descendente, o que permite:
Elevada troca térmica com menor volume de produto
Entrada na câmara em alta turbulência
Separação da água evaporada mais rápida
Menor arraste de aromas e produtos
Tempo de residência mais baixos
Equipamento mais compacto
Menor gasto com soluções de limpeza e água potável
Melhor eficiência térmica
Melhor cor e viscosidade
Elevada viscosidade na concentração:
Os derivados de tomate para serem competitivos devem ter elevada consistência. Nossos concentradores podem atingir elevados teores de fibras, mesmo com altas concentrações do produto. Polpas de tomate podem ser concentradas a 30/32% com 2 º Bostwick. Somente os concentradores fabricados pela Tropical Food Machinery atingem estas performances
Produção de cubos de tomate “pezzetoni” para molhos prontos:
Somos uma das poucas empresas no mundo com tecnologia e planta instalada para produzir tomate em pedaços utilizados nos molhos prontos.
A última tendência no mercado italiano e mundial é um molho com pedaços inteiros de tomate, porém sem utilizar a tecnologia convencional de cubetadeiras.
A picagem dos tomates é feita em uma prensa rotante, onde o produto é esmagado contra uma peneira, obtendo-se pedaços inteiros com tamanhos variados, dando uma aparência de molho caseiro ao produto final.
Polpa de frutas com alta viscosidade e fibras:
Os consumidores de sucos de fruta exigem cada vez mais produtos minimamente processados e o sabor mais próximo da fruta natural. Assim o teor de fibras e viscosidade ganham importância na qualidade da polpa de fruta.
Nossos inativadores de fruta extraída e concentradores permitem processar polpas com elevado conteúdo de fibras e elevada viscosidade, sem a necessidade de enzimar a polpa previamente à concentração.
Extração a frio:
O sistema de extração a frio desenvolvido pela Tropical Food Machinery permite a obtenção de polpa de maçã, pêssego, pera, kiwi e outros, sem aquecimento ou pelagem química, obtendo um produto mais natural, sem alteração ou transferência de cor, ou sabores indesejados.
No caso da maçã, é possível fazer suco ou purê branco a partir de frutas vermelhas.
Processamento Açaí:
A Tropical Food Machinery desenvolveu a primeira linha contínua no processo do açaí. Todo o sistema de recebimento, maceração, extração, dosagem de água e padronização são feitos por uma linha automatizada, garantindo maior rendimento e homogeneidade no produto final com custo de mão-de-obra extremamente reduzido.
Também somos os pioneiros no desenvolvimento de linhas assépticas para polpa de açaí.
Apis Flora – Linha de Própolis Concentrado
Em 2019 concluímos a entrega de uma linha de produção de própolis concentrado mediante extração alcoólica e posterior evaporação sob vácuo. O processo requer que o própolis, proveniente do apiário em forma de cera, seja agregado ao álcool de cereais dentro de um tanque de processo projetado especificamente para essa finalidade. No do tanque de mistura, o produto mantido constantemente em agitação, passa por sucessivas operações de aquecimento e resfriamento durante muitas horas. Após esse período, o própolis estará diluído. A borra que decanta é descartada e o produto enviado ao concentrador para a evaporação do álcool e concentração do própolis. O Bule de concentração promove evaporação sob vácuo, o álcool evaporado é recuperado em um condensador indireto e reenviado ao tanque de acúmulo de álcool. O produto final é o própolis puro e concentrado. Todos os equipamentos foram construídos seguindo normas de segurança para atmosfera explosiva e certificação ATEX. Atualmente a linha se encontra em perfeito funcionamento, agregando valor para nosso cliente.