Linha purê de banana
Linha processamento banana
A TFM possui uma grande experiência na produção de purê de banana, tendo implementado muitos projetos em diversos países. Isso permitiu o desenvolvimento de tecnologias inovadoras nas diversas fases de processamento, que vai do recebimento da matéria prima ao envase asséptico do purê.
Os frutos são recebidos em caixas, onde alimentam a linha de extração de frutas, diretamente na máquina lavadora. Em seguida os frutos seguem para a esteira de descascamento, onde operadores treinados efetuam a operação e a seleção dos frutos impróprios; no final da esteira, os frutos são submetidos a nebulização de liquido antioxidante (opcional) e descarregados na tremonha da bomba mono. A adição de antioxidante é opcional, também é possível produzir purê natural, mantendo a banana em ambiente com atmosfera modificada de nitrogênio.
Além do sistema de descascamento manual, já está disponível o sistema automático. A peladora de banana TFM já está em operação com excelentes resultados e enorme redução de custos. O equipamento tem sistema de limpeza automatizado e injeção de nitrogênio para prevenir a oxidação do produto.
A seguir vem a inativação enzimática e a separação de resíduos de casca e sementes. O conjunto pode trabalhar em vácuo ou com atmosfera modificada de nitrogênio para preservar a cor natural do produto.
A linha asséptica é composta pelo desaerador, homogeneizador e esterilizador tubular, além da enchedora asséptica.
A TFM desenvolveu um avançado sistema de automação com controle das temperaturas em cascata que permite o máximo controle e segurança no processo de esterilização do purê de banana. Somente com esse sistema é possível obter o purê de excelente qualidade e alcançar as temperaturas de processo com a máxima precisão e oscilações mínimas.
As enchedoras assépticas TFM já estão preparadas para envase de produtos “low acid” portanto são ideais para o purê de banana.
Apis Flora – Linha de Própolis Concentrado
Em 2019 concluímos a entrega de uma linha de produção de própolis concentrado mediante extração alcoólica e posterior evaporação sob vácuo. O processo requer que o própolis, proveniente do apiário em forma de cera, seja agregado ao álcool de cereais dentro de um tanque de processo projetado especificamente para essa finalidade. No do tanque de mistura, o produto mantido constantemente em agitação, passa por sucessivas operações de aquecimento e resfriamento durante muitas horas. Após esse período, o própolis estará diluído. A borra que decanta é descartada e o produto enviado ao concentrador para a evaporação do álcool e concentração do própolis. O Bule de concentração promove evaporação sob vácuo, o álcool evaporado é recuperado em um condensador indireto e reenviado ao tanque de acúmulo de álcool. O produto final é o própolis puro e concentrado. Todos os equipamentos foram construídos seguindo normas de segurança para atmosfera explosiva e certificação ATEX. Atualmente a linha se encontra em perfeito funcionamento, agregando valor para nosso cliente.