Sistema de estocagem asséptico
Sistema estocagem asséptico
Sistema desenvolvido para armazenamento intermediário e de longo prazo de líquidos alimentícios submetidos a tratamento de esterilização. As principais vantagens oferecidas pelo sistema de estocagem asséptico são:
O conceito é simples, sucos ou purês provenientes diretamente de um esterilizador são armazenados em tanques assépticos à temperatura ambiente, sem a necessidade de sistemas de refrigeração, mantendo suas características naturais inalteradas.
A homogeneidade do produto é garantida mesmo na presença de polpa ou fibras, graças à instalação de um agitador de acionamento magnético.
Se o produto for consumido na mesma unidade, é possível alimentar as linhas de envase partindo do próprio tanque de estocagem. De outra forma, se o produto for transferido para outro local, é possível transferir assepticamente o produto para um caminhão-tanque com capacidade de até 25tons.
Todas as fases de trabalho são automaticamente controladas por um sistema SCADA de supervisão, bem como os ciclos de lavagem, esterilização, pressurização estéril, enchimento e esvaziamento. Os tanques podem ser operados de forma independente, graças a um agrupamento – cluster - de válvulas assépticas integradas.
Todos os parâmetros críticos de trabalho, como temperaturas e pressões, são constantemente monitorados para garantir a máxima segurança do produto e rastreabilidade das operações.
A capacidade total e o número de tanques são determinados de acordo com a capacidade de produção da fábrica e a variedade de produtos a serem armazenados.
Apis Flora – Linha de Própolis Concentrado
Em 2019 concluímos a entrega de uma linha de produção de própolis concentrado mediante extração alcoólica e posterior evaporação sob vácuo. O processo requer que o própolis, proveniente do apiário em forma de cera, seja agregado ao álcool de cereais dentro de um tanque de processo projetado especificamente para essa finalidade. No do tanque de mistura, o produto mantido constantemente em agitação, passa por sucessivas operações de aquecimento e resfriamento durante muitas horas. Após esse período, o própolis estará diluído. A borra que decanta é descartada e o produto enviado ao concentrador para a evaporação do álcool e concentração do própolis. O Bule de concentração promove evaporação sob vácuo, o álcool evaporado é recuperado em um condensador indireto e reenviado ao tanque de acúmulo de álcool. O produto final é o própolis puro e concentrado. Todos os equipamentos foram construídos seguindo normas de segurança para atmosfera explosiva e certificação ATEX. Atualmente a linha se encontra em perfeito funcionamento, agregando valor para nosso cliente.