Concentradores de triplo efeito para suco e crushed de tomate
Concentradores de triplo efeito para suco e crushed de tomate
Os evaporadores TFM são ideais para a concentração de suco e crushed de tomate, os quais são tratados termicamente com o processo UHV. Com eles é possível alcançar alto grau de concentração e consistência, sem prejudicar as características organolépticas do tomate.
Os concentradores de triplo efeito térmico de fluxo concorrente têm um perfeito balanceamento entre o tratamento delicado do produto com baixas temperaturas de evaporação e a redução do gasto energético.
Os Concentradores TFM tem duplo trocador de calor tubular em cada estágio de evaporação, sendo um ascendente e outro descendente, obtendo maior superfície de troca térmica com menor capacidade de bombeamento. A maior superfície de troca térmica permite também uma menor temperatura de aquecimento do vapor no 1° estágio em relação aos concentradores tradicionais, melhorando a qualidade do produto final em relação à cor e aroma.
A alta velocidade do produto nos tubos trocadores dos três estágios evita incrustações mesmo com produtos de alta consistência.
O funcionamento do concentrador é totalmente automático, a alimentação do suco nos vários estágios é controlada por reguladores de nível eletrônicos e a extração do concentrado por refratômetro eletrônico que regula o brix desejado.
Como opcional pode ser fornecido o sistema supervisório para controle e supervisão das operações através de terminal remoto. Para os evaporadores dedicados a concentração de suco refinado de tomate é possível integrar o sistema de resfriamento “Flash Cooler”.
MODELOS:
TFM 330 - capacidade de processamento 330 tons/dia de tomate
TFM 660 - capacidade de processamento 660 tons/dia de tomate
TFM 1000 - capacidade de processamento 1000 tons/dia de tomate
TFM 1500 - capacidade de processamento 1500 tons/dia de tomate
Apis Flora – Linha de Própolis Concentrado
Em 2019 concluímos a entrega de uma linha de produção de própolis concentrado mediante extração alcoólica e posterior evaporação sob vácuo. O processo requer que o própolis, proveniente do apiário em forma de cera, seja agregado ao álcool de cereais dentro de um tanque de processo projetado especificamente para essa finalidade. No do tanque de mistura, o produto mantido constantemente em agitação, passa por sucessivas operações de aquecimento e resfriamento durante muitas horas. Após esse período, o própolis estará diluído. A borra que decanta é descartada e o produto enviado ao concentrador para a evaporação do álcool e concentração do própolis. O Bule de concentração promove evaporação sob vácuo, o álcool evaporado é recuperado em um condensador indireto e reenviado ao tanque de acúmulo de álcool. O produto final é o própolis puro e concentrado. Todos os equipamentos foram construídos seguindo normas de segurança para atmosfera explosiva e certificação ATEX. Atualmente a linha se encontra em perfeito funcionamento, agregando valor para nosso cliente.