Concentradores à circulação forçada de dois efeitos
Concentradores TFM à circulação forçada em duplo efeito térmico para polpa de fruta
Os evaporadores TFM são ideais para a concentração de sucos e polpas de frutas tropicais e de clima temperado. Com eles é possível alcançar alto grau de concentração mesmo com elevado teor de polpa, sem prejudicar as características organolépticas da fruta.
Os concentradores em duplo efeito térmico de fluxo concorrente têm um perfeito balanceamento entre o tratamento delicado do produto com baixas temperaturas de evaporação e o reduzido gasto energético.
Os Concentradores TFM tem duplo feixe tubular em cada estágio de evaporação, sendo um ascendente e outro descendente, e são completamente automatizados garantindo a mais elevada segurança no processo. Podem ser providos de recuperador de aroma, como opcional.
Além do recuperador de aroma, como opcional pode ser fornecido o sistema supervisório para controle e supervisão das operações através de terminal remoto e o sistema de resfriamento “Flash Cooler”.
Modelos de Concentradores TFM em duplo efeito:
TFM 30/2 - cap. 300 lt/h de água evaporada
TFM 50/2 - cap. 500 lt/h de água evaporada
TFM 100/2 - cap. 1000 lt/h de água evaporada
TFM 150/2 - cap. 1500 lt/h de água evaporada
TFM 200/2 - cap. 2000 lt/h de água evaporada
TFM 250/2 - cap. 2500 lt/h de água evaporada
TFM 300/2 - cap. 3000 lt/h de água evaporada
TFM 500/2 - cap. 5000 lt/h de água evaporada
TFM 600/2 - cap. 6000 lt/h de água evaporada
Apis Flora – Linha de Própolis Concentrado
Em 2019 concluímos a entrega de uma linha de produção de própolis concentrado mediante extração alcoólica e posterior evaporação sob vácuo. O processo requer que o própolis, proveniente do apiário em forma de cera, seja agregado ao álcool de cereais dentro de um tanque de processo projetado especificamente para essa finalidade. No do tanque de mistura, o produto mantido constantemente em agitação, passa por sucessivas operações de aquecimento e resfriamento durante muitas horas. Após esse período, o própolis estará diluído. A borra que decanta é descartada e o produto enviado ao concentrador para a evaporação do álcool e concentração do própolis. O Bule de concentração promove evaporação sob vácuo, o álcool evaporado é recuperado em um condensador indireto e reenviado ao tanque de acúmulo de álcool. O produto final é o própolis puro e concentrado. Todos os equipamentos foram construídos seguindo normas de segurança para atmosfera explosiva e certificação ATEX. Atualmente a linha se encontra em perfeito funcionamento, agregando valor para nosso cliente.